sexta-feira, 5 de julho de 2013

Engenharia de requisitos



O processo de engenharia de requisitos tem como objetivo criar e manter o documento de requisitos.
O processo de engenharia de requisitos é dividido em quatro subprocessos, a saber:
·         Estudo de viabilidade: consiste em verificar se a produção do software é útil para a empresa;
·         Elicitação e análise de requisitos: obter os requisitos;
·         Especificação de requisitos: registrar os requisitos de forma padronizada (UML);
·         Validação de requisitos: verificar se os requisitos estão de acordo com o que o cliente deseja.
A execução das quatro etapas citadas resulta no documento de requisitos.

Técnicas de elicitação de requisitos:
  • Pontos de vista: cada fonte de requisitos é considerada como um ponto de vista. Os pontos de vista são comparados de modo a identificar os conflitos existentes. Os pontos de vista podem ser usados para classificar as fontes de informação (stakeholders e outras). Existem três tipos de pontos de vista: interação (pessoas ou sistemas que interagem diretamente com o sistema que está sendo construído), indiretos (stakeholders que não utilizam o sistema, mas que influenciam de alguma forma) e de domínios (refere-se ao domínio de aplicação do sistema)
  • Entrevista: consiste na formulação de questões aos stakeholders sobre o sistema atual e o sistema que será desenvolvido. Existem dois tipos de entrevista: fechada (consiste em responder um conjunto de questões predefinidas) e aberta (os assuntos são abordados de maneira mais abrangente).
  • Cenários: o stakeholder é colocado diante de uma situação-problema (cenário) e estimulado a descrever como interagiria com o sistema diante da situação proposta.
  • Casos de uso: é a descrição das funcionalidades do sistema baseada nos cenários.
  • Etnografia: é uma técnica de observação. Um analista se insere no ambiente de trabalho e observa a forma como as pessoas trabalham, as tarefas realizadas.
Gerenciamento de requisitos
É um processo para entender e controlar as mudanças nos requisitos de um sistema. Inicia-se assim que é lançada a primeira versão do documento de requisitos.
Os requisitos podem ser classificados, quanto à evolução, em permanentes ou voláteis. Os requisitos permanentes referem-se à atividade central da organização e dificilmente mudam. Os requisitos voláteis referem-se, geralmente, às políticas da organização e podem mudar com freqüência.

Um comentário: