O processo de engenharia de requisitos tem como objetivo
criar e manter o documento de requisitos.
O processo de engenharia de requisitos é dividido em quatro
subprocessos, a saber:
·
Estudo de viabilidade: consiste em verificar se
a produção do software é útil para a empresa;
·
Elicitação e análise de requisitos: obter os
requisitos;
·
Especificação de requisitos: registrar os
requisitos de forma padronizada (UML);
·
Validação de requisitos: verificar se os
requisitos estão de acordo com o que o cliente deseja.
A execução das quatro etapas citadas resulta no documento de
requisitos.
Técnicas de elicitação de requisitos:
- Pontos de vista: cada fonte de requisitos é considerada como um ponto de vista. Os pontos de vista são comparados de modo a identificar os conflitos existentes. Os pontos de vista podem ser usados para classificar as fontes de informação (stakeholders e outras). Existem três tipos de pontos de vista: interação (pessoas ou sistemas que interagem diretamente com o sistema que está sendo construído), indiretos (stakeholders que não utilizam o sistema, mas que influenciam de alguma forma) e de domínios (refere-se ao domínio de aplicação do sistema)
- Entrevista: consiste na formulação de questões aos stakeholders sobre o sistema atual e o sistema que será desenvolvido. Existem dois tipos de entrevista: fechada (consiste em responder um conjunto de questões predefinidas) e aberta (os assuntos são abordados de maneira mais abrangente).
- Cenários: o stakeholder é colocado diante de uma situação-problema (cenário) e estimulado a descrever como interagiria com o sistema diante da situação proposta.
- Casos de uso: é a descrição das funcionalidades do sistema baseada nos cenários.
- Etnografia: é uma técnica de observação. Um analista se insere no ambiente de trabalho e observa a forma como as pessoas trabalham, as tarefas realizadas.
Gerenciamento de requisitos
É um processo para entender e controlar as mudanças nos
requisitos de um sistema. Inicia-se assim que é lançada a primeira versão do
documento de requisitos.
Os requisitos podem ser classificados, quanto à evolução, em
permanentes ou voláteis. Os requisitos permanentes referem-se à atividade
central da organização e dificilmente mudam. Os requisitos voláteis referem-se,
geralmente, às políticas da organização e podem mudar com freqüência.
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