sexta-feira, 5 de julho de 2013

SNMP



O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol) pertence à camada de aplicação e utiliza o protocolo UDP na camada de transporte, executando suas operações pelas portas 161 (agente) e 162 (traps).
O protocolo SNMP é uma estrutura para gerenciar dispositivos em uma internet usando o conjunto de protocolos TCP/IP. Ele fornece um grupo de operações fundamentais para monitorar e manter uma internet.
O SNMP usa o conceito de gerente e agente. Isto é, um gerente, normalmente um host, controla e monitora um conjunto de agentes, normalmente roteadores.
Uma estação de gerenciamento, chamada gerente, é um host que executa o programa cliente SNMP.
Uma estação gerenciada, chamada agente, é um equipamento de rede (incluindo seu software) que reside em uma rede gerenciada. Uma estação gerenciada pode ser um host, um roteador, uma ponte, um hub, uma impressora ou um modem. Em um dispositivo gerenciado pode haver diversos objetos gerenciados. Estes são, na verdade, as peças de hardware propriamente ditas que estão dentro do dispositivo gerenciado (por exemplo, uma placa de interface de rede) e os conjuntos de parâmetros de configuração para as peças de hardware e software (por exemplo, um protocolo de roteamento intradomínio, como o RIP). Esses objetos gerenciados têm informações associadas a eles que são coletadas dentro de uma Base de Informações de Gerenciamento (Management Information Base - MIB). Por fim, reside também em cada dispositivo gerenciado um agente de gerenciamento de rede, um processo que é executado no dispositivo gerenciado, que se comunica com a entidade gerenciadora e que executa ações locais nos dispositivos gerenciados sob o comando e o controle da entidade gerenciadora.
O gerenciamento é obtido por meio da simples interação entre um gerente e um agente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário